Acampamentos e Edificações

Foto dos acampamentos
Núcleo Bandeirante

A Candangolândia, também conhecida como Velhacap e Lonalândia, se originou do acampamento erguido pela NOVACAP para administrar as obras da construção de Brasília.

Próximo ficavam também o HJKO Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, um posto de saúde, o Grupo Escolar 1 (1ª escola de Brasília), um posto policial e dois restaurantes.

A comunidade da Candangolândia se organizou e pediu a permanência do antigo acampamento, que foi reconhecido oficialmente em 27 de janeiro de 1994.

Igreja São José Operário

Reivindicada pelos próprios moradores, a igreja foi erguida toda em madeira e serviu a comunidade até 1976 quando, já em mau estado, foi desativada. Os moradores então voltaram a se mobilizar e, em 1998, a pequena igreja foi tombada e reconstruída, com base na arquitetura original.

A Igreja São José Operário localiza-se na Quadra 1 Lote 5, Candangolândia – Brasília – DF CEP 71.725-100

Grupo Escolar GE1 – Escola Júlia Kubitschek

Em 15 de outubro de 1957 o presidente Juscelino Kubitschek inaugurou na Candangolândia, a primeira escola primária do Distrito Federal, o Grupo Escolar 1 (GE-1), ou Escola Julia Kubitschek, nome dado em homenagem à mãe-professora do presidente.

Como se parecia com o Palácio do Catetinho, passou a ser chamada também de “Catetinho da Educação”. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi construída em apenas 20 dias, em regime de urgência.

Após anos de luta da comunidade local pela conservação e preservação da escola, ela foi oficialmente extinta em 1976, e ficou abandonada até ser totalmente destruída por um incêndio.

foto_candangolandia_01

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_02

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_03

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_04

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_05

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_06

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_07

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_08

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_09

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_10

Foto: JMGabriel

foto_candangolandia_11

Foto: JMGabriel

foto_candangolandia_12

Foto: JMGabriel

foto_candangolandia_13

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_14

Foto: ArPDF

foto_candangolandia_15

Foto: ArPDF

Você Sabia?

A caixa-forte que era usada para fazer o pagamento dos operários na época da construção, ainda existe e faz parte do subsolo da Biblioteca Pública da Candangolândia, estando aberta à visitação.

foto_voce_sabia_candangolandia_01

Biblioteca da Candangolândia

Foto: JMGabriel

foto_voce_sabia_candangolandia_02

Foto: ArPDF

  • Acampamentos

  • Edificações

  • Marcos