Acampamentos e Edificações

Foto dos acampamentos
Núcleo Bandeirante

O Hospital Juscelino Kubitschek de Oliveira, implantado para dar apoio médico à construção de Brasília, entrou em funcionamento em julho de 1957, sendo todo em madeira e possuindo capacidade para 40 leitos.

Até o ano de 1960, quando o Hospital Distrital de Brasília (hoje Hospital de Base) foi inaugurado, o HJKO foi responsável por todo o atendimento médico da região do DF.

Ele chegou a ter 200 leitos funcionando vinte e quatro horas por dia. Em 1966 ele foi transformado em um Posto de Saúde, até ser desativado em 1973.

Em 1983, houve uma tentativa de desmontar o antigo hospital mas, depois de protestos dos moradores a justiça barrou a demolição e naquele mesmo ano, foi solicitado o seu tombamento.

O processo de restauração e revitalização teve início em 1987 e após sua conclusão, o conjunto de edificações foi ocupado pelo Museu Vivo da Memória Candanga e pelas Oficinas do Saber Fazer.

O Museu Vivo da Memória Candanga, localiza-se na Via EPIA Sul, SMPS, Lote D – Núcleo Bandeirante – DF CEP: 71.735-000. A entrada é gratuita.

foto_hjko_01

Foto: JMGabriel

foto_hjko_02

Foto: JMGabriel

foto_hjko_03

Foto: JMGabriel

foto_hjko_04

Foto: JMGabriel

Você Sabia?

O conjunto do HJKO foi considerado pelo IPHAN elemento significativo para a memória dos pioneiros e “marco na história da saúde de Brasília e do Brasil” e foi tombado em 5 de março de 2015.

O acervo do Museu abrange as edificações históricas, peças, objetos e fotos da época da construção que podem ser vistos na exposição “Poeira, Lona e Concreto”.

foto_voce_sabia_hjko_01

Foto: JMGabriel

foto_voce_sabia_hjko_02

Foto: JMGabriel

foto_voce_sabia_hjko_03

Foto: JMGabriel

  • Acampamentos

  • Edificações

  • Marcos