Autores

Autores

Ei! vocês querem saber quem teve a ideia de contar essa história?
Saquem só esses 3 carinhas…

José Mauro Gabriel

Nasci em Volta Redonda RJ, em um modesto hospital de madeira no interior da vila operária de traçado geométrico, extensos gramados, farta arborização e arquitetura padronizada, planejada para abrigar os trabalhadores da CSN. Nela vivi até completar os 17 anos, quando me transferi para o Rio de Janeiro, metrópole pulsante e desordenada, de cujos encantos nem preciso falar, e onde me formei arquiteto e urbanista pela UFRJ em 1974. Seis anos depois desembarquei em Brasília, sendo imediatamente arrebatado por essa cidade singular, de traçado geométrico, extensos gramados, farta arborização e arquitetura padronizada. Aqui desenvolvi toda a minha carreira profissional de arquiteto atuando em projetos de grande complexidade, ensino de arquitetura e gestão de obras públicas. No decorrer dos anos, a admiração por Brasília me levou ao engajamento na luta por sua valorização e preservação, atuando como consultor pela UNESCO junto a superintendência do IPHAN no DF.

Francisco Ricardo Costa Pinto

Nasci em Joao Pessoa PB, mas passei toda a infância e parte da adolescência na cidade de Mamanguape. Em 1983, voltei para João Pessoa, estudando na então Escola Técnica Federal da Paraíba. Em 1987, cheguei à cidade de Brasília, que me adotou. Aqui me graduei em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília – UnB (1996) onde, depois obtive o título de mestre em planejamento urbano (2011). Trabalhei na Administração Regional de Taguatinga, no Departamento de Patrimônio Histórico e Artístico do DF – DePHA, na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN/DF, como consultor da UNESCO, atuando na gestão do Conjunto Urbanístico de Brasília. Atuo na iniciativa privada desde o ano de minha graduação. Do início de minha vida profissional em Brasília, até hoje, tenho dedicado especial atenção às questões de patrimônio cultural e mais recentemente, passei a me aventurar no campo da educação patrimonial, escrevendo livros para o público infanto-juvenil, trajetória que teve início com o Livro “Athos colorindo Brasília”.

Sandra Bernardes Ribeiro

Nasci em Frutal, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Em 1977, me mudei para Brasília com minha família e desde então adotei Brasília como minha terra. Gosto muito daqui! Viver numa cidade parque é muito bom! Descer do apartamento e passear entre gramados e árvores, ouvindo pássaros cantar torna a vida mais leve. Aqui estudei e em 1984 me formei em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Brasília. Assim que formei fui trabalhar na Fundação Nacional Pró-Memória que anos mais tarde passou a se chamar Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. Em 2003, fiz o mestrado em planejamento urbano pela mesma Universidade. Sou especialista em preservação arquitetônica e urbanística pelo PNUD/UNESCO (1985) e fui servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN durante 33 anos. Nesse período trabalhei na gestão do patrimônio cultural tombado do Distrito Federal.